GridGrid
Close

Produção criativa para cinema e tv

Walachai

|
|
Walachai
Walachai em alemão antigo significa lugar longínquo, perdido no tempo. Outros povoados de nomes singulares, como Jammerthal, Batatenthal, Padre Eterno e Frankenthal, são comunidades rurais de origem alemã no Sul do Brasil que tem uma dinâmica própria e ainda vivem distantes do mundo globalizado. Muitos de seus habitantes nunca aprenderam a falar português, comunicam-se num dialeto alemão transmitido pelas gerações de descendentes e no entanto nada sabem de sua Alemanha de origem. São todos brasileiros e se identificam como tal. Walachai não é um filme sobre uma comunidade alemã. É antes de tudo sobre o inusitado e raro que habita este lugar parado no tempo. Conecta o público do Brasil urbano contemporâneo a uma forma diferente de viver, revelando um pedaço de Brasil ainda desconhecido.

Digital

2011

84 min

Apresentação

Localizado a 70 km de Porto Alegre, Walachai nada lembra o movimento, as cores e os sons de uma cidade grande. A diretora do documentário, Rejane Zilles, apresenta a vida de moradores que possuem costumes e dinâmicas peculiares, opostos aos da vida urbana tão próxima. Walachai é um pedaço do Brasil ainda desconhecido pelos próprios brasileiros.

Destaque

Walachai foi selecionado a participar de diversos festivais nacionais e internacionais. Iniciou sua carreira em 2009 na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, sendo também selecionado para o 38º Festival de Cinema de Gramado, 14º Festival Audiovisual de Florianópolis, CineSul no Rio de Janeiro, 5º Cine Música – Festival de Cinema de Conservatória e para o Festival de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba, no qual recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora. Além disso, foi premiado como Melhor Documentário pelo Júri Popular no Arraial Cine Fest. Já no exterior, foi exibido no 28º FilmFest München (Munique/Alemanha), no 6º BrasilCine (Estocolmo/Suécia) e no 6º Brasilianisches Filmfestival (Berlim/Alemanha).

Ficha Técnica

Roteiro e Direção:

Rejane Zilles

Direção de Produção:

Taissa Grisi

Produção:

Aletéia Selonk e Rejane Zilles

Produção Executiva:

Aletéia Selonk e Graziella Ferst

Direção de Fotografia:

Juliano Lopes

Realização:

Zilles Produções e Okna Produções

Som Direto:

Cleber Neutzling

Distribuição no Brasil:

Ciclorama

Montagem:

Daniela Ramalho

Supervisão de Edição de Som:

Aurélio Dias

Trilha Sonora:

Felipe Radicetti

Desenho de Som:

Aurélio Dias

CoProdução: