site OKNA
Filme Walachai
Documentário

Walachai


Digital 2011 84 min


Sinopse

Walachai em alemão antigo significa lugar longínquo, perdido no tempo. Outros povoados de nomes singulares, como Jamerthal, Batatenthal, Padre Eterno e Frankenthal, são comunidades rurais de origem alemã no Sul do Brasil que têm uma dinâmica própria e ainda vivem distantes do mundo globalizado. Muitos de seus habitantes nunca aprenderam a falar português, comunicam-se num dialeto alemão transmitido pelas gerações de descendentes e, no entanto, nada sabem de sua Alemanha de origem. São todos brasileiros e se identificam como tal. Walachai não é um filme sobre uma comunidade alemã. É antes de tudo sobre o inusitado e raro que habita este lugar parado no tempo. Conecta o público do Brasil urbano contemporâneo a uma forma diferente de viver, revelando um pedaço de Brasil ainda desconhecido.

Localizado a 70 km de Porto Alegre, Walachai, nada lembra o movimento, as cores e os sons de uma cidade grande. A diretora do documentário, Rejane Zilles, apresenta a vida de moradores que possuem costumes e dinâmicas peculiares, opostos aos da vida urbana tão próxima. Walachai é um pedaço do Brasil ainda desconhecido pelos próprios brasileiros.

Destaques

Walachai foi selecionado a participar de diversos festivais nacionais e internacionais. Iniciou sua carreira em 2009 na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo sendo ainda selecionado para o 14º Festival Audiovisual de Florianópolis; 38º Festival de Cinema de Gramado; Festival de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba recebendo o prêmio de Melhor Trilha Sonora; CineSul no Rio de Janeiro e no 5º Cine Música – Festival de Cinema de Conservatória.

No Exterior, foi exibido no 28º FilmFest München – exibição paralela em Munique – Alemanha; no 6º BrasilCine em Estocolmo - Suécia e no 6º Brasilianisches Filmfestival em Berlim – Alemanha.