site OKNA
Filme A Primeira Morte de Joana
Ficção

A Primeira Morte de Joana


Digital 2019 100 min


Sinopse

Joana, 12 anos, quer resolver um mistério. Por que sua tia-avó Rosa nunca namorou e faleceu virgem, aos 70 anos?  Enquanto ela é apoiada na investigação pela amiga Carolina, uma grande usina eólica é construída na pacata cidade em que vive, em meio às lagoas do sul do Brasil.

Segundo longa-metragem da premiada cineasta gaúcha Cristiane Oliveira foi filmado no final de 2018 em Osório/RS, cidade escolhida em razão das belas paisagens que possui, como lagoas, morros e o entorno do seu parque eólico. A PRIMEIRA MORTE DE JOANA faz um mergulho, com tons fantásticos, no universo de uma menina de 12 anos que vive os questionamentos típicos do início da adolescência. Enquanto ela experimenta essa fase de transições e descobertas, uma grande usina eólica é construída na pacata cidade em que vive, em meio às lagoas do sul do Brasil.

Destaques

Ainda na etapa de projeto, o longa já encontrou espaços no mercado internacional. Em 2018 foi selecionado, dentre mais de 300 projetos do mundo todo, para participar do Co-production Market, evento com foco em mercado do Festival de Berlim.

O longa vem desenvolvendo uma trajetória bem sucedida para sua viabilização. Contemplado no edital de desenvolvimento PRODAV 05/2013, do Fundo Setorial do Audiovisual. Com o investimento do FSA, o projeto ganhou força e parceiros que qualificaram a proposta idealizada. Como resultado, foi contemplado no edital do BNDES para produção de longas que priorizam o reconhecimento artístico e técnico no mercado internacional e no FAMA – Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual, prêmio que busca incentivar e valorizar a produção audiovisual feita por mulheres.